sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

UMA PSICOLOGIA DA ALMA


A meta da Psicologia Transpessoal é o desenvolvimento do SER para a transcendência, ir além dos seus limites, expandir a consciência em busca de sua unidade com o TODO. Por isso seu foco são os métodos que favorecem a expansão da consciência. Só quando se expande e se abre para além da separatividade individual é que o SER percebe a inter-relação que existe entre tudo na vida, do mundo humano á natureza e ao cosmos.

Do ponto de vista metafísico, a Transpessoal estuda o Ser que é,o Ser absoluto, a Essência, ao qual chamamos de Consciência, num sentido de totalidade; do ponto de vista antropológico vemos essa Consciência se desdobrando na cultura e criando formas coletivas de manifestação nas artes, na filosofia, na ciência, na religião, nas tradições ocultista; e no ponto de vista psicológico vê se essa Consciência se manifestando individualmente, de acordo com o nível de evolução de cada um. Portanto, compreender e vivenciar a Consciência é a proposta básica da Transpessoal (Consciência essa, como seres humanos encarnados num corpo material e tornada inconsciente, torna-se núcleo de cosnciência individualizada).


A Transpessoal também propõem ao indivíduo tomar consciência de sua Essência de forma gradual, pois nos encontramos num desenvolvimento humano sem capacidade física de assimilar, sustentar, suportar a consciência absoluta. Por isso a Transpessoal é um método que busca o auto-desenvolvimento do SER através de recursos que venham a facilitar a expansão da consciência ,ou seja, o caminho do herói(Campel) ou uma mente desperta(Buda)

3 comentários:

  1. Olá, Vanda,

    Sou amiga da Isabelle (ela uma amiguinha muito querida, viu?), e me interessei muito pelo seu blog. Sou do signo de Virgem, fiz terapia transpessoal durante 10 anos e tenho amigas que são bipolares das quais gosto muito. Desejo a você muito sucesso!!!!!

    ResponderExcluir
  2. sou elizeuda casada 37 anos mae de 3 lindo filho gostari de lhe pedir uma ajuda meu marido e depedente de dogra nos sofremo muitocomo devo agir quando ele chega em casa drogado falando coisa abisuda

    ResponderExcluir
  3. Olá Elizeuda. Sobre a sua pergunta tanto seu marido, você e seus filhos precisam de ajuda profissional. Ele é dependente e vocês codependentes. A familia também precisa ser ajudada mesmo que ele não aceite ajuda. Procure onde isso poderá acontecer ex. Narcoticos anonimos ou outras. Boa sorte. VANDA

    ResponderExcluir