quinta-feira, 28 de maio de 2009

DEPRESSÃO

D E P R E S S Ã O

( FORMA DIFERENTE DE VER O MUNDO)

A depressão é um transtorno do humor “caracterizado por uma alteração psíquica global com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade. É também considerada uma doença “do organismo como um toldo” compreendendo o físico, o humor e o pensamento.
A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo, sente a realidade, o entendimento das coisas, as manifestações emocionais e o sentir da disposição e o prazer com a vida.
Caracteriza-se por um grande desinteresse pela vida, falta de vontade de viver, por vezes existem medos, seja de enfrentar algo ou apenas medo de viver. A situação depressão, que pode acontecer na infância, na vida adulta e após o parto, deveria ser mais fiscalizada por todos, pois pode acontecer com qualquer pessoa, com alguém da nossa família, sem que tenhamos consciência desse fato.
Em qualquer das situações, a pessoa com depressão sente-se incapaz de lidar com algo, ou sente que não vale a pena viver ou lutar e isso leva a afastar-se de tudo e de todos, podendo tentar ou consumar um suicídio. Pode haver angústia, acompanhada ou não da ansiedade e tristeza. Apresenta um quadro de sofrimento intenso, caracterizado pela insatisfação, e como decorrência desta o tédio.

SINTOMAS
Afastamento de amigos, falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras atividades; cansaço ou falta de energia; vontade de ficar só, afastando-se de tudo e de todos; não querer ouvir barulhos ou querer música ou barulhos em altos berros; abusar de medicamentos, álcool ou drogas; medo de executar determinadas tarefas, ou medo do que possa acontecer a outrem se falhar; vontade de chorar ou chora as escondidas; não se sente bem em lado nenhum; tem maus resultados escolares, incapacidade de se concentrar ou irrita-se facilmente; desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação; etc.

TRATAMENTO
A situação corrente convencional para resolver a depressão, seja ela qual for costuma ser:
1- Medicina Psiquiatra (tratamento com antidepressivos) disfunção do corpo
2- Psicologia Clinica (psicoterapia) componente emocional)


DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA


A depressão é milenar, sua raiz é espiritual (é constituída por atitudes milenares, podendo estar associada a uma obsessão ou não). Pode estar sendo acompanhada por um processo obsessivo ou ser uma doença psicológica, sendo 70% dos casos associada a interferência espiritual. É fruto de uma disfunção neuroquímica cuja causa não é explicada ainda pela medicina.
Como a insatisfação é uma das características principais da depressão, acompanhada de tédio, rebeldia e revolta contra DEUS, poderemos dizer que é uma doença da Alma, denotando falta de fé e egoísmo. Os indivíduos depressivos são aqueles que carregam um sentimento de culpa muito presente – o que os leva a uma constante autopunição inconsciente, são muito exigentes consigo mesmo e com os outros e não se consideram merecedores da felicidade e, até mesmo, do sucesso.
Sendo a depressão uma doença milenar, muitos espíritos já estão nascendo deprimidos, muitos desencarnam e continuam doentes na vida espiritual. É interessante que o depressivo comece a trocar o PORQUE para PRAQUE sou deprimido, exercitando assim um olhar para dentro de si que não é feito á anos.

TRATAMENTO NA VISÃO ESPIRITA

1- O remédio Alopata traz alívio, trata somente do corpo físico.
2- Passe Espiritual, chega ao Duplo Etéreo, para dar energia, vitalizar e reagir.
3- Terapias Complementares-Energéticas- (Florais, Acumpultura, Homeopatia, Reik, Cromoterapia, etc) chegam ao corpo Perispirítico.
4- Psicoterapia (Transpessoal) a luz do Cristo, tem como foco as potencialidades da alma, tem como objetivo descobrir a raiz, chaga no Corpo Mental.

Como vimos, o estar na matéria é estar um pouco em depressão, e o convite para todos nós seria o TRILHAR DO HEROI.

Muita Paz a todos.

VANDA COPOLLA IPPOLITO
Psicóloga e Terapeuta Complementar, com formação em Psicologia Transpessoal
CRP 06/78545
Informações no Site do NESJ

3 comentários:

  1. Vanda, excelente artigo. Posso postá-lo no duplavista.com.br ?

    Muitos leitores pedem explicações sobre a depressão, acho que seu texto pode ajudar.

    Muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo o texto. Está bem objetivo e didático. Eu sou bipolar e mantenho um site na web sobre o tema. Tenho lido muito sobre abordagem psicológica que leva em conta aspectos espirituais e tal. |Continue com esse trabalho, eu acredito que dará muito certo.

    ResponderExcluir
  3. Oportuno Vanda, uma luz no caminho de todos. tenho sido perguntada qual o tratamento espirita.Posso postar essa parte no chat espirita? vou mencionar a fonte. Todo o trabalho esta mt bem estruturado, que os Anjos te assistam sempre. Noeli Abs da Cruz, Florianopolis.

    ResponderExcluir