quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A " Era da Ansiedade"

Vive-se hoje a Era da Ansiedade.

A vida moderna e atual oferece a todos nós complexidades que acabam favorecendo conflitos, resultam em constantes estados de Ansiedade, nem sempre resolvidos ou administrados positivamente.
Alguns exemplos comuns existentes hoje são: a competividade, as pressões, os desafios impostos, as frequentes e rápidas mudanças, a perda de valores familiares e religiosos, etc.
Todos esses estados geram a Ansiedade que teoricamente é o sintoma fundamental de quase em todas as Síndromes.
Mas então como poderemos definir a Ansiedade?
É uma das características mais habituais da conduta Contemporânea, é uma expectativa ou um esforço de adaptação ante situações da vida. A Ansiedade normal tem manifestações e limites naturais perfeitamente aceitáveis, pois comedida é fenômeno natural, resultante da expectativa ante o inusitado, como no aguardo de uma notícia, uma resposta, uma conclusão, algo a ser resolvido, sem que isso provoque desarmonia interior com reflexos negativos.
Geralmente é decorrente de frustações que poderão ser do ambito profissional, pessoal, afetivas, conflitos conjugais, morte de entes queridos, situações sócio econômicas, perda do emprego, etc.
O medo e o sentimento de incompetência bem como inadequação e impotência são aspectos proeminentes da pertubação.
A Ansiedade patológica é quando eleva-se acima do baixo nível de intensidade característico de sua função como sinal. Como a Ansiedade normal não é desproporcional à ameaça objetiva a patológica é o reverso dela.
A reação é sempre desproporcional ao perigo objetivo que envolve repressões e conflitos intrapsíquicos. A Ansiedade (Neurose) é descontrolada, desmantelada, sem senso.
Na visão espirita, 0 neurótico é um espírito que vive inadiando seu processo de Purificação, sem conciencia, responsabilidade, mente não iluminada e geralmente sem reservas morais.
Então, para termos uma vida feliz, equilibrada, precisamos sem sombra de dúvidas enfrentar as adversidades da vida, não tranformando a vida moderna em que vivemos em um pandemônio nos tornando assim servos do desequilíbrio dominador.
Busquemos sempre a iluminação de nossa Alma, consciência de que não adiantará adiarmos as resoluções que temos de tomar para o nosso progresso Espiritual.
Muita Paz à todos.

2 comentários:

  1. Acabo de ler o artigo e constato o quanto de beneficio me trouxe.
    Os esclarecimentos prestados foram de grande valia para o meu proceder.
    A analise sob a luz da ciencia e da religiao das nossas maneiras de vida atual, mostrando muitas das vezes que muitas das nossos desvios podem de alguma maneira demonstrar uma certa inadaptabilidade ou fuga das responsabilidades espirituais foi muito bem enfatizada.
    Muito obrigada!
    A Paz esteja com todos!

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Gostei muito do seu texto. Sofro muito com ansiedade e sei que tudo depende de mim. É tão difícil tomar atitudes que a gente sabe que são necessárias para nossa libertação e evolução. Me sinto fraca. Quero mudar e sei o que está errado mas não tenho coragem. Que Deus me ajude a seguir em frente! às vezes penso que não vou conseguir.
    Muita luz e paz para você que procura com o seu conhecimento tentar ajudar nossos irmãos.

    ResponderExcluir